Comissão Própria de Avaliação
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Relatório de autoavaliação institucional
PROJETO DE AVALIAÇÃO
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Vamos conhecer a CPA e o Processo de Avaliação Institucional?
É um sistema nacional de avaliação da educação superior, com o objetivo de mensurar a qualidade do ensino superior dentro de cada instituição de ensino.
Legislação: Lei nº 10.861, de 14 de Abril de 2004
Composição CPA
- Representantes do Corpo Docente
- Representantes do Discente
- Representantes do Corpo Técnico Administrativo
- Representantes da sociedade civil
Membros | Representatividade |
Izabela Farias (Coordenadora) | Corpo Docente |
Luanda Fratchesca Gomes | Corpo Docente |
Fernando Cortez | Sociedade Civil |
Grazielle Tavares | Sociedade Civil |
Cristiane Araújo Lisboa | Técnico-Administrativo |
Gislayne Insabrald | Técnico-Administrativo |
Camila Mateus Reis | Corpo Discente |
Gisele Cristina de Araújo Romero | Corpo Discente |
Por que avaliar?
- Não é possível melhorar o que não se conhece;
- Avaliação deve ter sempre por princípio a melhoria dos processos acadêmicos;
- Avaliação institucional com o intuito de gestão: correção (pontos fracos) e fortalecimento (pontos fortes);
- Entende autoavaliação como processo contínuo de autoconhecimento, que possibilita o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados; além do cumprimento de sua missão e responsabilidade social;
- Tem por função coordenar e articular o processo interno de avaliação da instituição;
- Estimular o processo de participação e envolvimento da comunidade acadêmica no planejamento e na avaliação das ações desenvolvidas pela instituição;
- Orientar a análise global das ações contidas no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI;
- Fortalecer o planejamento e a avaliação institucional;
- Analisar coletivamente e identificar os pontos fortes e fracos, estabelecendo estratégias para melhorias;
- Comprometer-se com a qualidade acadêmica mobilizando toda comunidade que a compõe na busca da excelência.
O que será avaliado?
Etapas do processo de avaliação
1. Planejamento
2. Sensibilização
3. Aplicação dos Questionários
4. Coleta e Análise dos Dados
5. Divulgação dos Resultados
6. Plano de Melhoria e Implementações
7. Respostas à comunidade acadêmica
8. Relatório de Autoavaliação
Relatórios de Autoavaliação Institucional
A avaliação será permanente e seu desenvolvimento se dará por ciclos, ou seja, apresentará, periodicamente, os seus resultados e atenderá aos critérios de tempo estipulados em lei.
Com ênfase em sua realidade institucional e seus objetivos o processo de planejamento é orientado por valores institucionais e busca organizar as ações que garantirão a consecução dos objetivos gerais e específicos. Para tanto, a metodologia a ser adotada na avaliação ser condizente com seus princípios, portanto de natureza compreensiva, cabendo a utilização de instrumentos quantitativos e qualitativos.
A avaliação educativa põe em questão duas ordens de ação. Uma é a de verificar, conhecer, organizar informações, constatar a realidade. Outra é a de questionar, submeter a julgamento, buscar a compreensão de conjunto, interpretar causalidades e potencialidades, construir socialmente os significados e práticas da filosofia, política e ética educativas, enfim, produzir sentidos.
Na busca desse sentido, uma etapa fundamental será a de análise dos dados colhidos. A interpretação desses dados ou resultados, far-se-á a partir da coleta de dados nos diferentes segmentos envolvidos, sob as dimensões apontadas, e terá como paradigma central a reflexão entre seu conjunto, de um lado – de Projetos, de Normas e de Planos, e de outro – seu efetivo desdobramento operacional, revelando à própria instituição seu grau de conversibilidade, ou seja, até que ponto o “o quê” e “o como” se planeja, e de que forma as comunidades interna e externa se apropriará, utilizando-os e enriquecendo-se. Enfim, articulando as ações do cotidiano, sejam as estratégicas ou as operacionais, verificar o grau de melhoramento, tanto das pessoas envolvidas, quanto da instituição.
A síntese das dimensões a serem avaliadas são fruto de debate interno e revelam as preocupações mais específicas em relação ao cotidiano acadêmico e as projeções de continuidade institucional.
2024 | |
São Paulo |
Projetos de Autoavaliação
Agenda
Período de Sensibilização e Responsabilidade sobre Avaliação Institucional
07/04/2025 a 30/04/2025
22/09/2025 a 22/10/2025
Pesquisa de Avaliação com o Corpo Discente
16/06/2025 a 31/07/2025
17/11/2025 a 28/11/2025
Pesquisa de Avaliação com o Corpo Docente e Tutoria
18/11/2025 a 30/11/2025
Pesquisa de Avaliação com o Corpo Técnico-Administrativo
01/12/2025 a 12/12/2025
Tabulação e Análise dos Dados
Janeiro/2026
Plano de Ação
Fevereiro/2026
Divulgação dos dados
Março/2026
Envio do Relatório Parcial da CPA no e-MEC
30/03/2026
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