Você sabia que a toxina botulínica é produzida por uma bactéria? Pois é! Essa é só uma das curiosidades que envolvem a substância mais famosa no mundo da estética.
A Clostridium Botulinum é uma bactéria anaeróbia, que em condições apropriadas à sua reprodução, cresce e produz sete sorotipos diferentes de toxina. Dentre esses, o sorotipo A é o mais potente. Para fins terapêuticos é utilizada uma forma purificada, congelada a vácuo e estéril dela.
É interessante destacar também que sua ação envolve neurotransmissores. Após aplicada em pequenas doses ela bloqueia a liberação de um tipo responsável por levar as mensagens elétricas do cérebro aos músculos. Por isso, como resultado, o músculo não recebe a mensagem para contrair.
Mas a história da toxina botulínica começou lá atrás, no final da década de 60, com um oftalmologista americano! O objetivo dos estudos deste médico era encontrar um tratamento não cirúrgico para o estrabismo e que se mostrou eficiente quando ele publicou seu primeiro trabalho sobre o assunto em 1973.
Foram anos para chegarmos ao uso em procedimentos cosméticos. A toxina botulínica só foi aprovada pela ANVISA no Brasil em 2000 e nos EUA, pela FDA, em 2002. Mas em 20 anos muitos já se beneficiaram deste procedimento, que é o queridinho de pacientes de diversas idades.
E por fim, não é curiosidade, mas oportunidade! Sabia que no ITA Educacional você pode fazer aplicação de toxina botulínica por um valor super acessível? Como paciente modelo, você tem o acompanhamento de profissionais competentes e toda a estrutura necessária para os melhores resultados! Conheça mais detalhes aqui em nosso site ou entre em contato com a gente através de nossos canais de atendimento.