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CPA

Comissão Própria de Avaliação

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Relatório de autoavaliação institucional

PROJETO DE AVALIAÇÃO

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Contato

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Vamos conhecer a CPA e o Processo de Avaliação Institucional?

É um sistema nacional de avaliação da educação superior, com o objetivo de mensurar a qualidade do ensino superior dentro de cada instituição de ensino.

Legislação:   Lei nº 10.861, de 14 de Abril de 2004

 Composição CPA

  • Representantes do Corpo Docente
  • Representantes do Discente
  • Representantes do Corpo Técnico Administrativo
  • Representantes da sociedade civil

 

MembrosRepresentatividade

Izabela Farias

(Coordenadora)

Corpo Docente
Luanda Fratchesca GomesCorpo Docente
Fernando CortezSociedade Civil
Grazielle TavaresSociedade Civil
Cristiane Araújo LisboaTécnico-Administrativo
Gislayne InsabraldTécnico-Administrativo
Camila Mateus ReisCorpo Discente
Gisele Cristina de Araújo RomeroCorpo Discente

 

Por que avaliar?

  • Não é possível melhorar o que não se conhece;
  • Avaliação deve ter sempre por princípio a melhoria dos processos acadêmicos;
  • Avaliação institucional com o intuito de gestão: correção (pontos fracos) e fortalecimento (pontos fortes);
  • Entende autoavaliação como processo contínuo de autoconhecimento, que possibilita o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados; além do cumprimento de sua missão e responsabilidade social;
  • Tem por função coordenar e articular o processo interno de avaliação da instituição;
  • Estimular o processo de participação e envolvimento da comunidade acadêmica no planejamento e na avaliação das ações desenvolvidas pela instituição;
  • Orientar a análise global das ações contidas no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI;
  • Fortalecer o planejamento e a avaliação institucional;
  • Analisar coletivamente e identificar os pontos fortes e fracos, estabelecendo estratégias para melhorias;
  • Comprometer-se com a qualidade acadêmica mobilizando toda comunidade que a compõe na busca da excelência.

 

O que será avaliado?


Etapas do processo de avaliação

1. Planejamento
2. Sensibilização
3. Aplicação dos Questionários
4. Coleta e Análise dos Dados
5. Divulgação dos Resultados
6. Plano de Melhoria e Implementações
7. Respostas à comunidade acadêmica
8. Relatório de Autoavaliação

 

Relatórios de Autoavaliação Institucional

A avaliação será permanente e seu desenvolvimento se dará por ciclos, ou seja, apresentará, periodicamente, os seus resultados e atenderá aos critérios de tempo estipulados em lei.

Com ênfase em sua realidade institucional e seus objetivos o processo de planejamento é orientado por valores institucionais e busca organizar as ações que garantirão a consecução dos objetivos gerais e específicos. Para tanto, a metodologia a ser adotada na avaliação ser condizente com seus princípios, portanto de natureza compreensiva, cabendo a utilização de instrumentos quantitativos e qualitativos.

A avaliação educativa põe em questão duas ordens de ação. Uma é a de verificar, conhecer, organizar informações, constatar a realidade. Outra é a de questionar, submeter a julgamento, buscar a compreensão de conjunto, interpretar causalidades e potencialidades, construir socialmente os significados e práticas da filosofia, política e ética educativas, enfim, produzir sentidos.

Na busca desse sentido, uma etapa fundamental será a de análise dos dados colhidos. A interpretação desses dados ou resultados, far-se-á a partir da coleta de dados nos diferentes segmentos envolvidos, sob as dimensões apontadas, e terá como paradigma central a reflexão entre seu conjunto, de um lado – de Projetos, de Normas e de Planos, e de outro – seu efetivo desdobramento operacional, revelando à própria instituição seu grau de conversibilidade, ou seja, até que ponto o “o quê” e “o como” se planeja, e de que forma as comunidades interna e externa se apropriará, utilizando-os e enriquecendo-se. Enfim, articulando as ações do cotidiano, sejam as estratégicas ou as operacionais, verificar o grau de melhoramento, tanto das pessoas envolvidas, quanto da instituição.

A síntese das dimensões a serem avaliadas são fruto de debate interno e revelam as preocupações mais específicas em relação ao cotidiano acadêmico e as projeções de continuidade institucional.

2023

Barra Bonita

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Projetos de Autoavaliação

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Agenda

Período de Sensibilização e Responsabilidade sobre Avaliação Institucional

08/04/2024 a 30/04/2024

24/09/2024 a 18/10/2024

 

 

Pesquisa de Avaliação com o Corpo Discente

06/05/2024 a 31/05/2024

21/10/2024 a 25/10/2024

 

 

Pesquisa de Avaliação com o Corpo Docente e Tutoria

18/11/2024 a 22/11/2024

 

Pesquisa de Avaliação com o Corpo Técnico-Administrativo

02/12/2024 a 06/12/2024

 

Tabulação e Análise dos Dados

Janeiro/2025

 

Plano de Ação

Fevereiro/2025

 

Divulgação dos dados

Março/2025

 

Envio do Relatório Parcial da CPA no e-MEC

30/03/2025

 

Contato

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Entre em contato conosco, será um prazer poder ajudar!

Unidade São Paulo – São Judas: Av. Fagundes Filho, 141 – cj 78 – São Judas, São Paulo – SP, 04304-010 –  Condomínio Edifício Denver & Austin Office Center E

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Para sugestões ou reclamações, por favor, entre em contato com a ouvidoria através do e-mail: [email protected]

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