O mercado de trabalho na área da estética avançada está em constante crescimento. O progresso tecnológico e a ampliação dos tratamentos disponíveis estão impulsionando esse setor, o que resulta no aumento do empreendedorismo e opções de carreira na área. Dessa forma, antes de optar por se especializar nesse campo promissor, é fundamental conhecer quem tem o perfil adequado para trabalhar com estética avançada.
Diversos profissionais da saúde podem se especializar nesse ramo, de acordo com sua formação e habilidades específicas, que os capacitam a realizar tratamentos seguros e eficazes. Continue lendo para obter mais informações sobre esse tema.
O que diz a legislação sobre quem pode trabalhar com estética avançada
Conforme o Projeto de Lei 2717/19, é definida a atuação na área da estética avançada para enfermeiros, biomédicos, biólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, odontologistas e médicos. De acordo com o projeto, é necessário que esses profissionais possuam um título de especialização aprovado pelo respectivo conselho de fiscalização.
Quem pode trabalhar com estética avançada: profissionais da saúde habilitados
Mas afinal, quem pode trabalhar com estética avançada? Como apontado anteriormente, os profissionais estetas devem realizar cursos de especialização. Nesse sentido, atualmente, são diversos os profissionais autorizados. Entre eles estão médicos, biomédicos, farmacêuticos estetas e profissionais com regulamentação para atuar na estética injetável facial e corporal.
Além dos profissionais já citados, temos os enfermeiros, que podem atuar desde que tenham a devida qualificação e capacitação, e os biólogos, recentemente incluídos como profissionais de saúde no ramo da estética avançada.
Da mesma forma, temos os fisioterapeutas que, por sua vez, devem acompanhar o Conselho Regional correspondente, visto que há o movimento para a liberação e regulamentação dos procedimentos injetáveis para esse profissional.
Em quais áreas cada profissional pode atuar
Assim como em outras profissões, os profissionais estetas devem estar habilitados corretamente e seguir as normas e regulamentos de seus respectivos órgãos reguladores. A seguir, confira as áreas de atuação e quem pode trabalhar com estética avançada.
Tricologia avançada
A tricologia avançada é destinada à prevenção e tratamento da estrutura e do aspecto dos fios e do couro cabeludo. Para realizar a especialização e atuar nessa área, o profissional deve ser graduado em medicina, biomedicina, farmácia, nutrição, biologia, fisioterapia, estética ou enfermagem.
Enfermagem Estética
Na área da enfermagem estética, os profissionais têm a oportunidade de trabalhar em diversos locais, como clínicas especializadas em estética avançada, spas, centros de bem-estar, consultórios médicos e até mesmo em domicílio, oferecendo serviços personalizados aos clientes.
A demanda por profissionais qualificados nesse segmento tem crescido, o que torna a enfermagem estética uma área promissora.
Nessa área, somente enfermeiros graduados podem realizar a especialização dedicada ao desenvolvimento de habilidades técnicas para realizar tais procedimentos com segurança e eficácia.
Farmácia Estética
A farmácia estética é um setor especializado na comercialização de produtos e medicamentos ligados à estética e beleza, como cosméticos, dermocosméticos, suplementos, entre outros.
Em geral, o farmacêutico esteta também pode oferecer uma ampla gama de serviços, incluindo o aconselhamento sobre produtos de cuidados com a pele, formulação de produtos personalizados, tratamentos faciais, peelings químicos, microagulhamento, preenchedores, toxina botulínica, laserterapia, entre outros procedimentos estéticos não cirúrgicos.
Biologia Estética
A biologia estética visa compreender os processos biológicos subjacentes às alterações estéticas da pele e dos tecidos, assim como desenvolver técnicas e procedimentos para prevenir, tratar e melhorar a saúde e a aparência da pele.
Desse modo, o biólogo especializado em estética avançada é responsável pela aplicação de procedimentos e recursos estéticos que utilizam produtos cosméticos, procedimentos injetáveis como toxinas, preenchimentos, entre outras técnicas, equipamentos e procedimentos específicos da área da estética avançada.
Para fazer essa especialização, o profissional deve ter bacharelado em biologia, sendo vetado o curso para aqueles apenas com licenciatura.
Fisioterapia dermatofuncional
A fisioterapia dermatofuncional é uma formação que envolve o estudo de técnicas para prevenir e recuperar danos na pele. Em geral, o fisioterapeuta especializado em estética avançada utiliza uma variedade de técnicas e recursos, como procedimentos para harmonização facial com injetáveis, drenagem linfática manual, eletroterapia, entre outros, sempre adaptados às necessidades específicas de cada paciente e aos objetivos do tratamento.
Para realizar a especialização, o profissional deve ser graduado em fisioterapia.
Saúde estética
O curso de especialização em saúde estética avançada visa promover e preparar o profissional da saúde para o mercado da estética avançada. A formação oferece o conhecimento científico e aulas práticas, para que o profissional desenvolva vivência clínica. Assim, o curso oferece treino de anamnese e elaboração de tratamentos estéticos, bem como a capacitação para orientação pós-atendimento.
Você pôde conferir neste conteúdo quem pode trabalhar com estética avançada no Brasil. Nesse contexto, os cursos de pós-graduação são fundamentais para qualificar e habilitar o profissional, permitindo que o exercício de sua profissão ocorra com qualidade e segurança. Assim, é possível alcançar a satisfação do paciente, melhorar seu currículo e aumentar suas chances no mercado de trabalho.
Estas informações foram úteis? Confira mais conteúdos como esse nas redes sociais da Faculdade ITA Educacional, para manter-se atualizado. Estamos no LinkedIn, Instagram e Facebook, TikTok e YouTube!